M Ã E ...

“Ser mãe é padecer no paraíso.” “Ser mãe é uma bênção.” “Ter um filho muda completamente a sua vida.” “A mulher só é completa quando se torna mãe.” Essas são algumas das frases que todas – mães ou não – já ouviram pelo menos uma vez. E há muitas outras corriqueiras – que eu, talvez por não ser mãe, não me recorde agora. Mas eu não quero me ater nos tradicionais discursos de Dia das Mães. Gostaria de dar outro enfoque a este ser, até porque “todos os dias é dia das mães” – isso também é meio batido.

No mundo atual, o papel da família está desfigurado. As notícias diárias de filhos matando pais, pais espancando filhos, adolescentes violentos sendo incentivados pelos pais, pais acorrentando filhos drogados, entre outros casos, são exemplos claros da desestruturação da base material de qualquer ser humano. Isso porque, talvez, a base espiritual também precise ser fortalecida.

A cada ano que passa o número de cristãos praticantes tem diminuído. Os motivos são muitos: trabalho, correria, estresse... Mas todos levam ao mesmo fim: as famílias estão afastadas de Deus. Neste mundo moderno e tecnológico, os valores e as necessidades humanas se transformaram. Até o dia, que continua tendo 24 horas, parece que encolheu. E a frase que mais ouvimos ao pedir algo a alguém é: “Não tenho tempo” ou “Tenho que consultar minha agenda”. Imagine se Deus fizesse isso conosco.

“Eduque a criança no caminho em que deve andar e até o fim da vida não se desviará dele.” (Pv 22.6)  Essa passagem bíblica nos mostra a importância dos pais na formação cristã do filho. Sabemos que a identidade e o caráter de um ser humano vêm de berço. São os pais, com suas atitudes, valores e demonstração de amor, que vão influenciar na construção da personalidade dos herdeiros. São os alicerces da família.

É por isso que acredito que ser mãe é uma dádiva. Unanimemente. A diferença está na forma como cada mulher recebe – e aproveita – esse dom. A mulher, por si só, já é um ser sensível, amável, delicado, caprichoso. Quando se torna mãe, então, isso se multiplica. É como se o cordão umbilical, mesmo cortado na hora do parto, continuasse ali. E com o filho também acontece algo semelhante. Se parar para analisar, os filhos sempre têm mais afinidade com as mães. É a elas que eles recorrem quando se sentem em apuros ou até mesmo para necessidades básicas como uma roupa limpa, um almoço, um colo...

Mãe é mãe, em todas as classes, idades, raças, nações e religiões. Que Deus abençoe a todas e que as ajude a perseverar em Cristo, educando seus filhos no caminho que os levará à vida eterna.

 Um Feliz Dia das Mães e uma abençoada semana a todos!

 Luana Lemke Guterres