À espera de que?

Entramos no período do Advendo, que antecede o Natal. É um momento importante para os cristãos, pois é tempo de preparação para a chegada de Cristo.
Há muito tempo, quando chega dezembro, começo a fazer um balanço da minha vida, do meu ano, dos objetivos alcançados, das alegrias sentidas e, também, dos obstáculos enfrentados, das tristezas acometidas, das decepções ocorridas, mas que me fizeram crescer e rever conceitos. Ao mesmo tempo, observo o mundo ao redor. Não sei se todos concordam, mas como dezembro é um mês estressante. O trânsito é uma loucura: parece que todos estão a todo o momento querendo "tirar o pai da forca". As lojas, então, nem se fala. É um empurra-empurra, pressa, mau-humor... Tem ainda a preocupação em comprar roupa nova para as festas de fim de ano, a correria para arrumar a casa, a escolha da ceia natalina e, claro, os presentes que nunca podem faltar – felizes são os que têm poucos parentes e amigos. Ah, mas tem o 13o salário. É um pequeno alívio nesse ambiente estressante de compras e gastos.
Ao chegar o Natal, todos se reúnem em um ambiente familiar para confraternizar, comer, beber e trocar presentes. Poucos se lembram do real motivo dessa comemoração. A vinda do nosso Salvador. Se pararmos para refletir, veremos que se as pessoas realmente vivessem o espírito natalino, o estresse que antecede o Natal não aconteceria. As pessoas viveriam em um ambiente harmonioso e solidário, transcendendo os limites das necessidades materiais e imediatas. E se voltariam para Deus, buscando o arrependimento, a limpeza e a esperança, os princípios do Advento. Pois a única certeza que nós temos é a salvação por meio de Cristo e que Deus deseja que reconheçamos o Seu amor por nós e que aceitemos viver plenamente com Ele.
Mais um dezembro se inicia. Mais um Advento começa. Ainda dá tempo de se preparar, não apenas para mais um Natal e um Ano Novo, mas para a chegada de Cristo em nosso meio, família e coração. E principalmente para o reencontro, no futuro, com Ele e o Pai na vida eterna.
Desejo que todos estejam à espera de Cristo, que é, na verdade, o nosso maior presente de Natal.

Um abençoada semana a todos!
Luana Lemke Guterres
jornalulemke@gmail.com