E o fim do mundo não chegou...

Mais uma vez o americano Harold Camping se enganou – e também a milhões de pessoas ao redor do mundo – sobre a chegada do Juízo Final. Segundo seus cálculos, o fim do mundo estaria marcado para 21 de outubro. É a terceira vez que ele tenta adivinhar o apocalipse – as anteriores foram 21 demaio deste ano e em 1994.

Ele não é o único a afirmar que tem o poder de prever o fim do mundo. Outros “profetas” de diversas religiões também já lançaram suas previsões, também equivocadas. Mas o mais engraçado, na minha opinião, foi o argumento de Camping, com seus longevos 90 anos, para justificar seu “erro de cálculo”. Ao sobrevivermos ao dia 21 de maio, o Sr. Camping disse que a data correta do apocalipse seria 21 de outubro, mas que desde o dia 21 de maio, estaríamos sobre julgamento divino e que “Deus não salvaria ninguém mais depois de 21 de maio”.

E aí me pergunto: passado mais de 2000 anos da vinda de Jesus – justamente para nos salvar – que espécie de crença nós, seres pecadores evoluídos, temos? Qual a imagem que temos de nosso Criador? Em tempos de barbárie, Deus enviou seu único filho para morrer em nosso lugar, livrando-nos assim dos pecados. E hoje, em plena era digital, em um mundo super desenvolvido e individualista, em que e quem acreditamos? O que temos feito para viver de acordo com os princípios cristãos?

Quando o Sr. Camping anunciou o apocalipse para maio, muitos de seus seguidores deixaram seus empregos e doaram suas economias, vindo a se arrepender depois. Há quem diga que os prenúncios do americano são justamente para “engordar sua conta bancária”. O que não é de se duvidar, já que a própria Bíblia alerta quanto aos falsos profetas que virão antes da vinda do Senhor.

Confesso que não prestei muita atenção nas previsões do Sr. Camping – nem em maio nem agora. Só fui realmente acompanhar, quando fui designada a escrever sobre o assunto no jornal. E fiquei surpresa quando li sobre sua justificativa para ter “errado” a data, e também chocada quanto aos comentários desrespeitosos, na minha opinião, quanto a esse tema tão sério. Por exemplo: “que pena o mundo acabar na sexta-feira, não vou poder curtir o final de semana”, “não vou precisar pagar minhas dívidas”, “escapei do Enem”, entre outras barbaridades. Não li nada do tipo: “desculpas a todos que magoei”, “ame ao próximo” ou simplesmente “que todos tenham um bom dia”.

Particularmente, não acreditei na profecia do Sr. Camping e segui meu dia de quinta-feira normalmente até dormir. Mas quando acordei na sexta-feira, a primeira coisa que pensei foi que eu estava viva e, portanto, o mundo não tinha terminado. E agradeci a Deus por mais esse dia - por sinal, um lindo dia de sol. Sabe que quando saí de casa, olhei para o céu azul, lindo, e vi dois pássaros brancos voando bem pertinho de mim. Aí, me dei conta das coisas belas que nos rodeiam e, muitas vezes, não percebemos. E Deus criou tudo isso para nós – como somos ingratos. Estamos sempre correndo, preocupados com tantas coisas banais... Não nos damos conta de que temos que estar preparados para quando esse dia chegar de fato – não sabemos quando, mas temos a certeza de que ele virá. Enquanto isso, a vida segue: pessoas nascem, morrem, casam, se separam, brigam, riem, trabalham, descansam, oram... E, você, está preparado?

Uma abençoada semana a todos!

Luana Lemke Guterres